A utilização de aditivos na trasformação dos plásticos, veio para atender as diferentes necessidade dos clientes. Desse modo diversos materiais são elaborados por meio de modificação química, assim, tendo objetos mais resistentes, com acabamentos melhores, redução de custo, qualidade superior, mais expansivos e tendo uma ampla produtividade.
Tentando visar uma melhora no custo-benefício as empresas buscam outras alternativas, como os plásticos com uso de aditivos. Um exemplo disso é a substituição do para-choque de aço dos automóveis para o de plástico (PRIME), que está bem próximo do produto inicial. Além disso essa alternativa cumpre com as normas de segurança e se encaixa na legislação ambiental.
Cargas ou enchimentos são adicionados aos plásticos visando a otimização das propriedades mecânicas a um menor custo, com finalidades específicas relacionadas inclusive a contração.
Veja alguns tipos de cargas:
Eles auxiliam no processamento dos plásticos, melhorando as propriedades de escoamento, além de reduzir a aderência do material fundido às superfícies dos moldes e das máquinas durante a desmoldagem.
A função dos antioxidantes é aumentar a vida útil dos produtos. Para isso, eles retardam ou evitam o processo de degradação dos polímeros orgânicos em presença de oxigênio e calor, principalmente durante o processamento.
Sob forma celular ou expandidos, os agentes também conhecidos como esponjamento são usados na produção de polímeros como a espuma ou o isopor (EPS). A expansão acontece em razão da formação de gás quando o aditivo incorporado se decompõe ao ser aquecido durante o processamento.
Gostou? Fale Conosco